USINA - União da Juta
local
Fazenda da Juta
São Mateus, São Paulo – SP
linha do tempo
-
1992 – Negociação/ Projeto
-
1993 a 1998 – Construção

Maquete 3D do modelo do renque de cinco edifícios

O projeto que este ano completa 30 anos foi um dos primeiros da USINA, organizado pela União da Juta, vinculada ao MST e à União dos Movimentos de Moradia UMM, e financiado por recursos próprios e do Governo do Estado de São Paulo - CDHU. A USINA foi responsável e esteve presente na maior parte do desenvolvimento do projeto, desde a discussão e elaboração, organização do canteiro e acompanhamento da construção em mutirão e por autogestão.

Do escopo do projeto fazem parte a urbanização da área que abriga vinte edifícios de quatro andares e um centro comunitário, este que durante a obra funcionou como edifício de canteiro e creche e hoje, além da creche, funciona uma padaria comunitária, uma bilbioteca, salas para formações e uma capela. Os edifícios residenciais que contam com três tipologias foram construídos em alvenaria cerâmica estrutural e escadas de aço abrigam hoje 160 famílias.
Os materiais utilizados na construção surgiram de ideias assimiladas do mutirão Cazuza, no caso dos blocos cerâmicos autoportantes que dispensam o uso de vigas e pilares e do revestimento da fachada. A incorporação das escadas em estrutura metálica foi inspirada no COPROMO. Ambos projetos na região metropolitana de São Paulo.
As tipologias dos apartamentos variam entre 63 e 68 m², visando atender a diferentes necessidades familiares. Esta variedade também favoreceu a criação de espaços de convivência associados à circulação vertical, preservando a privacidade dos moradores.